
“O papel da consultoria é melhorar as condições do Cliente”
“Uma boa documentação evita mal-entendidos”
“Você não progride como consultor fazendo melhor o que já fazia ontem. Você progride antecipando-
se ao amanhã”
“Sem fins lucrativos não significa sem profissionalismo”,
“Não proteger os seus ativos inclusive os intelectuais, é como deixar a casa destrancada, com
pilhas de jornais na porta, convidando o ladrão a entrar na casa vazia”
O SIESPAR é pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de interesse coletivo e tem por finalidade a promoção, elaboração e gerenciamento de projetos, visando à implementação do desenvolvimento integrado do território paranaense.
Sua natureza jurídica permite a formalização de parcerias com as três esferas de governo: federal, estadual e municipal, bem como com pessoas físicas ou jurídicas, para prestar serviços relacionados a assessoria e consultoria que viabilizem o desenvolvimento local e regional.
Nossa jornada iniciou -se em nossa comunidade, no bairro Cajuru, com crianças e adolescentes, propondo um dia seguro fora das ruas, entendendo que todo projeto nasce da necessidade de atender uma demanda social local (1999). Em seguida, constituímos uma ONG, percorrendo um longo caminho de conhecimento e aprendizagem dos mecanismos do 3º Setor, com acolhimento institucional e desta forma atender as exigências das políticas e do Poder Público (2004). Para suprir as necessidades e mantermos a Instituição, buscamos nos envolver com atividades em REDES, recebendo apoio das igrejas, parceiros empresariais e de outros gestores de instituições.
Assim, com a experiência, começamos a conhecer e participar dos Conselhos Municipais e recebemos apoio de outras organizações sociais que também contribuíram para nosso aprendizado, alguns iniciantes, outros mais estruturados. Nas participações de reuniões de Conselhos, observamos a importância de ocupar os espações públicos, participando dos debates, discussão e participação da construção das Políticas Públicas.
O SIESPAR pela sua constituição, optou em sem envolver na Área de Segurança Alimentar e Nutricional, com o propósito de agregar outras Instituições no processo, pela necessidade de alimentos e obter acesso aos programas de governo.
Observamos também que a dificuldade era documental e a informalidade dos projetos existentes. Então, o primeiro passo era pensar numa proposta para aqueles que, assim desejassem, saíssem da informalidade.
Durante este processo, nos fortalecemos através da participação na REPAS – REDE EVANGELICA PARANAENSE DE AÇÃO SOCIAL, onde tivemos acesso à Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional da Região Metropolitana de Curitiba, CORESAN, onde fomos eleitos para o Conselho do biênio 2015/2017, de acordo com normativas - ANEXO - Deliberação n°001/2015 do Resolução do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Paraná –CONSEA/PR, disposto nos Decretos nº 1.556/2003 e 340/2007e Lei 16.565 de 31 de agosto de 2010, em CONFERÊNCIA REGIONAL DE SEGURANÇA CONFERÊNCIA REGIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO ALIMENTAR E ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL em 23/07/2015.
Reconduzido, na qualidade de entidade não governamental para composição da CORESAN, biênio 2017/2019, de acordo com normativas - Instrução Normativa para Recondução do CONSEA/Pr e Comissões Regional de SAN (CORESAN) Considerando a Lei Estadual nº 16.565 de 31/08/2010 no seu Art 9º item III alínea; em reunião datada 31/08/2017 realizada no EMATER Rua das Bandeiras, 500 - Bairro Alto, e Representante pela CORESAN no Programa do Leite das Crianças - PLC, conforme ofício sob nº 03/2017 do CONSEA/PR enviado ao Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB); Considerando o Ofício sob nº 0263/2017 do Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) enviado ao CONSEA/PR. Considerando que não haverá Conferência Estadual de SAN, o CONSEA/PR em sua reunião ordinária realizada nos dias 12 e 13 de junho do ano em curso, aprova a presente Instrução Normativa para Recondução do CONSEA/PR e Comissões Regionais de SAN (CORESANs). Considerando orientação do CONSEA Nacional por meio do ofício nº 32/2017, que cita a autonomia do CONSEA/PR em definir os critérios para preenchimento de vagas para a sociedade civil e governo em plenária dos Conselhos Estaduais.
Na qualidade de Conselho representou a Coordenação no Programa do Leite das Crianças - PLC, que tem por objetivo auxiliar o combate à desnutrição infantil, por meio da distribuição gratuita e diária de um litro de leite às crianças de 06 a 36 meses. Neste período também participou do projeto social RESAL – REDE SOLIDÁRIA DE ALIMENTOS.
Nessa caminhada procuramos ter um olhar mais atento para as Organizações Sociais e suas dificuldades, e nos propusemos caminhar juntos, prestando serviços de assessoria e consultoria, buscando fortalecer as organizações sociais, bem como, parcerias com outras REDES.
Atuar de forma integrada, envolvendo os órgãos públicos, privados e a sociedade, na realização de projetos estruturantes com foco em sustentabilidade e inovação, visando o desenvolvimento do território paranaense. Apoiar todas as organizações da sociedade civil em ações que transformam realidades e contribuem para a redução das desigualdades sociais no país.
Na linha do tempo apresentamos algumas das organizações que apoiamos e trabalhamos em parceria, prestando serviços de assessoria, consultoria com qualidade e propondo a gestão de documentos administrativos, contábeis, financeiros e jurídicos de forma que as Organizações Sociais estejam aptas a participar das Políticas Públicas e atenderem as formalidades exigidas pelos Conselhos Locais, Órgãos Municipal, estadual e Federal.
Prestar serviços com qualidade, ética, criatividade, profissionalismo, pontualidade, responsabilidade socioambiental, comprometimento e com segurança para sua clientela.
-
Transparência
-
Inovação
-
Integração
-
Eficiência
-
Envolvimento
-
Bem Comum
Auxiliar aqueles, que se assim desejarem, saírem da situação de informalidade e necessitem de assessoramento administrativo e financeiro, para manter a documentação institucional atualizada, assim seus objetivos organizacionais serão alcançados com excelência, podendo contribuir para o desenvolvimento de oportunidades com competência, confiabilidade e profissionalismo, dentro dos princípios bíblicos.
