top of page

Na última quarta-feira dia 12 de agosto foi nosso primeiro dia de trabalho com os alimentos do Programa Compra Direta. Eu estava deveras preocupado, pois tudo era novo pra o nosso grupo, apesar de termos participado de ações do Grupo 1 na FAZDI(Organização onde funciona a logística do Grupo 1), estava bem ansioso e preocupado.

 

As 07:00h da “madrugada” os caminhões já estavam lá, tínhamos um grupo de 4 voluntários da Paróquia Nossa Sra. Da Vitória, escalados pelo Sr. Wilson e pelo Pe Avelino e mais 4 voluntários da Igreja Água Viva e ainda a ajuda de “peso” do Major Luis do Exército da Salvação. Lá vamos nós descarregando os caminhões, o primeiro foi fácil, estava carregado de 1000 pés de alface, 500 maços de almeirão, 200 de agrião, 300 unidades de couve flor e 1000kg de batata salsa. Até aqui foi “molezinha” para o grupo de voluntários tão animados! O segundo caminhão estava carregado com quase 2 toneladas de feijão...ai ai ai. Não nos intimidamos, fomos pra cima dele e, ufa, descarregamos tudo! Agora era só respirar um pouco, tomar um café que aMichele fez pra nós e partir pra segunda etapa: Separar os produtos e entregar a parte respectiva para cada uma das 20 organizações que compõe o G2 daRESAL.


 

Nessa etapa já estavam por ali o apoio “moral’ da Débora, Gerente da Regional Boqueirão da Secretaria Municipal do Abastecimento, o Sr. Mário da EMATER de Fazenda Rio Grande, a Pra Érica do G1 que foi nos dar uma força e o Leandro, cabra bom, segundo a Débora o grande responsável pela viabilização do projeto do G2 – Valeu pela força Leandro! Enfim... separa, conta, pesa, carrega pra lá e pra cá e nesse vai e vem fomos fazendo a distribuição para o pessoal que ia chegando, ah e também lutando para decifrar a planilha da Morgiana Nutricionista, brincadeira, nós é que apanhamos um pouco mesmo.

Tínhamos feito um acordo de começar a distribuição as 09:00h da manhã e terminar as 11h:30min. Pra ser bem sincero eu não acreditei que iríamos dar conta, mas Graças ao nosso bom Deus quando era 11h:38min nós já estávamos limpando as instalações para deixar tudo arrumado e organizado por ali.

Foi muito bom! Estamos felizes e acreditamos que será uma grande caminhada, trabalhando em Rede, formando uma grande parceria e fortalecendo o trabalho de cada organização e o principal fazendo chegar a comida na mesa de famílias que tanto precisam.

Eliandro Viana

​

Audiência com o Secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social


No dia 14 de abril às 10h e 30min da manhã, o Comitê Gestor da RESAL – Rede Solidária de Alimentosesteve em uma reunião com o Secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Sr. Claudio Romanelli em seu gabinete a Rua Pedro Ivo 750.

 

Estavam presentes na reunião:

 

 

 

 

Membros do Comitê Gestor da RESAL:

  1. Eliandro Viana;

  2. Ubiratan da Silva;

  3. Erika Benke Prudêncio;

  4. Major Luiz Carlos de Souza Barbosa;

  5. Cândido Mariano Pench;

  6. Débora Ribas;

  7. Leandro Nogueira;

  8. João Batista Marinho

​

​

​

​

​

SETP

​

  1. Secretário de Estado Sr. Claudio Romanelli;

  2. Coordenadora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sra. Mirian

 

O objetivo da reunião era:

 

Primeiro de fazer uma apresentação formal da RESAL, seu histórico, sua composição, sua atuação e seus desafios ao novo Secretário de Governo.

 

Segundo pleitear um aditivo financeiro ao projeto que está sendo executado este ano, para que possamos viabilizar apoio as organizações sociais até dezembro sem interrupções.

 

O comitê Gestor apresentou o trabalho que a RESAL vem desenvolvendo desde 2009, falou dos desafios enfrentados e do diferencial de articulação e trabalho em Rede que fortalece e maximiza o trabalho de cada organização social que está servindo para transformar vidas e comunidades socialmente vulneráveis.

 

O Sr. Eliandro Viana, destacou a importância do trabalho em Rede para tornar conhecido aos gestores e líderes das organizações sociais os programas e as políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional. A execução do Programa Compra Direta, tem facilitado o desenvolvimento de um trabalho em Rede, que por sua vez, tem conectado o Produtor Rural, os Técnicos da EMATER, os Gestores Municipais e Estaduais e as Organizações da Sociedade Civil, clarificando ou popularizando com essa conexão os princípios e práticas das políticas de Segurança Alimentar e Nutricional.

 

“Este tem sido nosso desafio Sr. Secretário, e não queremos diminuir o ritmo da caminhada, queremos avançar nesta perspectiva e por isso precisamos do apoio e da ajuda desta gestão da SETP.”

 

O Secretário recebeu o Comitê Gestor da RESAL com muito respeito e com muita prontidão em apoiar e facilitar o trabalho da Rede. Destacou a relevância das ações e da caminhada da RESAL.

 

Será avaliada com devida atenção a possibilidade de um futuro aditivo de 20% do valor do projeto e a RESAL tem sido muito bem avaliada pela qualidade e diferencial na execução do Compra Direta PAA.

Aproveitamos para entregar as NF dos produtores fornecedores de Fazenda Rio Grande e Araucária, com os termos de aceitabilidade, para que o mais rápido possível os produtores comecem a receber pelos produtos que já foram entregues.

 

A RESAL continua sua caminhada, aprendendo e servindo para promover Segurança Alimentar e Nutricional.

bottom of page